História de Jequié Bahia

Município de Jequié "Cidade Sol" "Chicago Baiana" Jequié é um município brasileiro do estado da Bahia. Está a 365 km de Salvador, no sudoeste da Bahia, na zona limítrofe entre a caatinga e a zona da mata. Jequié é conhecida por possuir um clima comparável ao verão carioca. Cercada de montanhas, a cidade sofre com o calor durante quase todo o ano. Em dias de verão a temperatura pode chegar a 45°C. Jequié é rico em minério de Ferro, por isso é muito quente durante o dia e frio durante a noite. [editar] História A cidade se desenvolveu a partir de movimentada feira que atraía comerciantes de todos os cantos da região, no final do século XIX. Pertencente ao município de Maracás de 1860 a 1897, Jequié abastecia as regiões Sudeste e Sudoeste da Bahia, assim como a bacia do Rio das Contas. Com sua crescente importância como centro de comércio, a cidade cresce então linearmente às margens do Rio das Contas que, na época, era mais volumoso e estreito, e cercado por uma extensa mata. O município de Jequié é originado da sesmaria do capitão-mor João Gonçalves da Costa, que sediava a fazenda Borda da Mata. Esta mais tarde foi vendida a José de Sá Bittencourt, refugiado na Bahia após o fracasso da Inconfidência Mineira. Em 1789, com sua morte, a fazenda foi dividida entre os herdeiros em vários lotes. Um deles foi chamado Jequié e Barra de Jequié. Em pouco tempo, Jequié tornou-se distrito de Maracás, e dele se desmembrou em 1897, tendo como primeiro intendente (prefeito) Urbano Gondim. A partir de 1910 é que se torna cidade e já se transforma em um dos maiores e mais ricos municípios baianos. O nome "Jequié" é uma palavra indígena para designar "onça", em alusão a grande quantidade desses animais na região. Outros historiadores já afirmam que o nome tem origem no "jequi", um objeto afunilado, muito ultilizado pelos índios mongoiós para pescar no Rio das Contas.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

DR. TÂNIA ASSUME JEQUIÉ DIMINUINDO SECRETARIAS

Prefeita e vice tomam posses e dez secretários municipais são nomeados em Jequié

Após serem empossados a prefeita Tânia Britto e o vice-prefeito Sérgio Gameleira saudaram o público (Fotos João Lourenço)
A sessão solene iniciada na tarde de terça-feira (1º/01) no plenário da Câmara Municipal, com as posses dos vereadores e a eleição da mesa diretora do Legislativo Municipal teve continuidade e desfecho a partir das 18h45, na Praça Duque de Caxias, em frente ao prédio da Prefeitura, onde o presidente da Câmara, José Simões Júnior, realizou as formalidades de posses da prefeita Dra. Tânia Britto e do vice-prefeito Luiz Sérgio Suzarte Almeida “Sérgio Gameleira”.
Mesa formada para a solenidade de posse da prefeita e vice-prefeito
A solenidade assistida por um grande público foi aberta com o cântico do Hino Nacional, em seguida a formação da mesa diretora dos trabalhos, pelo presidente, 1º e 2º secretários da Câmara, o ex-Procurador Geral do município, Dr. Elizeu Maia Matos, que representou a administração Luiz Amaral e o deputado federal Roberto Britto. Coube ao vereador,  Dr.  José Wanderley fazer a saudação aos novos gestores.
A totalidade dos vereadores esteve presente à posse dos novos gestores
Após a conclusão da sessão solene de posses pela Câmara de Vereadores, a prefeita Dra. Tânia Britto, convidou para assinarem o livro de posse nos cargos de secretários municipais, as seguintes pessoas: Eduardo Barbosa Júnior (Governo), Alexandre Silva Almeida (Administração), Lícia Quadros Cortes (Fazenda), Lícia Maria Simões de Carvalho (Desenvolvimento Social)Rita de Cássia Anjos Bittencourt Barreto (Educação)Jairo Rodrigues Silva Filho (Esportes), Cláudio Marcelo Delfim de Aguiar (Agricultura e Meio Ambiente),  Edijaneyde Matos Lopes (Controladoria Geral),  Ivanilton José de Freitas Cerqueira (Saúde) e Fernando Bonfim Filho (Infraestrutura). As oficializações dessas nomeações confirmaram em quase  absoluta totalidade relação postada no mês de novembro pelo blog Jequié Repórter.
Numerosa plateia assistiu à solenidade de posses. Aplaudiu com entusiasmo a prefeita Dra. Tânia e o vice Sérgio Gameleira. Vaiou quando foi chamado para a mesa o representante da administração que estava se encerrando e reagiu também, com aplausos e vaias, as citações dos novos secretários municipais.
  fonte: Postado no Blog de Wilson Novaes Jr.

Nenhum comentário:

Uploaded with Avramovic Web Solutions ImageShack Hotspot