História de Jequié Bahia

Município de Jequié "Cidade Sol" "Chicago Baiana" Jequié é um município brasileiro do estado da Bahia. Está a 365 km de Salvador, no sudoeste da Bahia, na zona limítrofe entre a caatinga e a zona da mata. Jequié é conhecida por possuir um clima comparável ao verão carioca. Cercada de montanhas, a cidade sofre com o calor durante quase todo o ano. Em dias de verão a temperatura pode chegar a 45°C. Jequié é rico em minério de Ferro, por isso é muito quente durante o dia e frio durante a noite. [editar] História A cidade se desenvolveu a partir de movimentada feira que atraía comerciantes de todos os cantos da região, no final do século XIX. Pertencente ao município de Maracás de 1860 a 1897, Jequié abastecia as regiões Sudeste e Sudoeste da Bahia, assim como a bacia do Rio das Contas. Com sua crescente importância como centro de comércio, a cidade cresce então linearmente às margens do Rio das Contas que, na época, era mais volumoso e estreito, e cercado por uma extensa mata. O município de Jequié é originado da sesmaria do capitão-mor João Gonçalves da Costa, que sediava a fazenda Borda da Mata. Esta mais tarde foi vendida a José de Sá Bittencourt, refugiado na Bahia após o fracasso da Inconfidência Mineira. Em 1789, com sua morte, a fazenda foi dividida entre os herdeiros em vários lotes. Um deles foi chamado Jequié e Barra de Jequié. Em pouco tempo, Jequié tornou-se distrito de Maracás, e dele se desmembrou em 1897, tendo como primeiro intendente (prefeito) Urbano Gondim. A partir de 1910 é que se torna cidade e já se transforma em um dos maiores e mais ricos municípios baianos. O nome "Jequié" é uma palavra indígena para designar "onça", em alusão a grande quantidade desses animais na região. Outros historiadores já afirmam que o nome tem origem no "jequi", um objeto afunilado, muito ultilizado pelos índios mongoiós para pescar no Rio das Contas.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

POPULAÇÃO RECLAMA DO ATENDIMENTO NO SETOR DE TRIBUTOS DA PREFEITURA DE JEQUIÉ



Atendimento do setor de tributos de Jequié

Quem procura por atendimento o setor de tributos da Prefeitura de Jequié, no mercado municipal da Praça da Bandeira, encontra uma verdadeira bagunça e desorganização do setor, não por conta dos funcionários, mas sim da ingerência da pasta. O BJM recebeu a denúncia e foi apurar os fatos durante a manhã desta sexta feira (22), o repórter Junior Mascote ouviu o reclame do povo, a maioria se queixou da desorganização no atendimento. Não existe um ordenamento, pessoas acabam cortando a vez de quem chegou primeiro por não haver um controle. A sugestão é que a Prefeitura adote o atendimento através de senhas.
A reportagem também conversou com alguns funcionários que alegam falta de condições para trabalhar. O telefone está cortado, não tem internet, parte do salão foi isolada sem nenhuma justificativa aglomerando as pessoas em um lugar e existe só uma impressora funcionando para todos os setores.

FONTE: juniormascote.com.br

NÃO É NOVELA, É REAL: DELEGADA INVESTIGA SUPOSTA VENDA DE CRIANÇAS EM JEQUIÉ


Delegada Alessandra Pimentel

Através do disque 100, número usado para denunciar maus tratos a crianças, adolescente e mulheres, foi que a Delegada Alessandra Pimentel, titular da DEAM em Jequié, ficou sabendo que uma criança teria sido vendida ainda no ventre da mãe pelo valor de R$ 40.000,00 a uma família da cidade de Itajaí no estado de Santa Catarina.
Uma equipe da DEAM foi até o endereço informado na denúncia, que o casal adotivo estaria em uma casa no Mutirão do Pau Ferro, bairro Jequiezinho em Jequié. Chegando lá encontraram a mulher com as características descritas na denúncia já com a criança nos braços. Na delegacia, a acusada Eliana Santos Braga, desmentiu as informações da compra do bebê, falou apenas que a mãe da criança teria doado o filho por não ter condições de cria-lo. A mãe foi ouvida e disse que não vendeu o filho, apenas doou por se ratar de uma gravidez indesejada e não ter condições de criar o filho. A criança nunca recebeu leite materno no intuito de cortar o vinculo afetivo.
A delegada convocou os parentes da mãe biológica que confirmaram a versão de uma adoção sem fins lucrativos. Foi descoberto que a criança seria adotada de maneira ilegal, sem passar pelos trametes legais de uma adoção. Um familiar vai ficar com a guarda temporária da criança. A mãe biológica e o casal que iria adotar o recém-nascido vão responder a um inquérito policial pelo crime de adoção ilegal, se condenados poderão pegar até 6 anos de prisão.

FONTE: http:juniormascote.com.br

ANTONIO BRITO PEDE AGILIZAÇÃO DO AEROPORTO DE JEQUIÉ

Dep. Antônio Brito

O deputado Antônio Brito esteve nesta quarta-feira com o Ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil,  Wagner Bittencourt, solicitando a agilização das obras de recuperação do aeroporto de Jequié que já foi contemplado através do PAC. Na ocasião o deputado Antônio Brito disse ao Ministro que essa obra é fundamental para que Jequié continue a se desenvolver pois a ligação por via rodoviária tem sido extremamente penosa dificultando a mobilidade com outras regiões do estado e do pais. O Ministro Bittencour informou ao deputado que esta sendo firmado um convênio com o Banco do Brasil para viabilizar os projetos desses aeroportos e a execução das obras. Antônio Brito se comprometeu ainda em procurar o Ex-governador Cezar Borges, atual Vice-presidente do Banco do Brasil, para também solicitar o seu apoio na concretização desta importante obra para Jequié.
Gabinete do Deputado Antônio Brito

FONTE: juniormascote.com.br

Uploaded with Avramovic Web Solutions ImageShack Hotspot