História de Jequié Bahia

Município de Jequié "Cidade Sol" "Chicago Baiana" Jequié é um município brasileiro do estado da Bahia. Está a 365 km de Salvador, no sudoeste da Bahia, na zona limítrofe entre a caatinga e a zona da mata. Jequié é conhecida por possuir um clima comparável ao verão carioca. Cercada de montanhas, a cidade sofre com o calor durante quase todo o ano. Em dias de verão a temperatura pode chegar a 45°C. Jequié é rico em minério de Ferro, por isso é muito quente durante o dia e frio durante a noite. [editar] História A cidade se desenvolveu a partir de movimentada feira que atraía comerciantes de todos os cantos da região, no final do século XIX. Pertencente ao município de Maracás de 1860 a 1897, Jequié abastecia as regiões Sudeste e Sudoeste da Bahia, assim como a bacia do Rio das Contas. Com sua crescente importância como centro de comércio, a cidade cresce então linearmente às margens do Rio das Contas que, na época, era mais volumoso e estreito, e cercado por uma extensa mata. O município de Jequié é originado da sesmaria do capitão-mor João Gonçalves da Costa, que sediava a fazenda Borda da Mata. Esta mais tarde foi vendida a José de Sá Bittencourt, refugiado na Bahia após o fracasso da Inconfidência Mineira. Em 1789, com sua morte, a fazenda foi dividida entre os herdeiros em vários lotes. Um deles foi chamado Jequié e Barra de Jequié. Em pouco tempo, Jequié tornou-se distrito de Maracás, e dele se desmembrou em 1897, tendo como primeiro intendente (prefeito) Urbano Gondim. A partir de 1910 é que se torna cidade e já se transforma em um dos maiores e mais ricos municípios baianos. O nome "Jequié" é uma palavra indígena para designar "onça", em alusão a grande quantidade desses animais na região. Outros historiadores já afirmam que o nome tem origem no "jequi", um objeto afunilado, muito ultilizado pelos índios mongoiós para pescar no Rio das Contas.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

POPULAÇÃO RECLAMA DO ATENDIMENTO NO SETOR DE TRIBUTOS DA PREFEITURA DE JEQUIÉ



Atendimento do setor de tributos de Jequié

Quem procura por atendimento o setor de tributos da Prefeitura de Jequié, no mercado municipal da Praça da Bandeira, encontra uma verdadeira bagunça e desorganização do setor, não por conta dos funcionários, mas sim da ingerência da pasta. O BJM recebeu a denúncia e foi apurar os fatos durante a manhã desta sexta feira (22), o repórter Junior Mascote ouviu o reclame do povo, a maioria se queixou da desorganização no atendimento. Não existe um ordenamento, pessoas acabam cortando a vez de quem chegou primeiro por não haver um controle. A sugestão é que a Prefeitura adote o atendimento através de senhas.
A reportagem também conversou com alguns funcionários que alegam falta de condições para trabalhar. O telefone está cortado, não tem internet, parte do salão foi isolada sem nenhuma justificativa aglomerando as pessoas em um lugar e existe só uma impressora funcionando para todos os setores.

FONTE: juniormascote.com.br

Nenhum comentário:

Uploaded with Avramovic Web Solutions ImageShack Hotspot